Elaboração de PAE para 05 barragens de água em Coruripe AL
Elaboração de Plano de Ações de Emergência para 05 barragens de água no município de Coruripe, Alagoas.
Desafio
O cliente tinha planos de segurança e indicativos de Dano Potencial Associado, demonstrando a necessidade de elaboração de PAE para as barragens.
Abordagem técnica
Realizamos um estudo hidrológico da região, com a identificação, análise e processamento de dados de precipitação, curva-chave e vazão.
Os dados encontrados foram consistidos e utilizados para compreensão do hidrograma de cheias nos corpos hídricos onde as barragens estão localizadas, utilizando o software HEC-HMS.
As estruturas foram analisadas em detalhe, com base em suas características estruturais, dispositivos hidráulicos de emergência e sangria, bem como as cheias estimadas, para geração de hidrogramas de ruptura para diferentes cenários de rompimento e condições climáticas.
Os hidrogramas de ruptura foram então propagados para jusante com base no software HEC-RAS, versão bidimensional. O modelo foi previamente calibrado com cheias observadas no rio Coruripe.
Por fim, foi realizado um mapeamento de risco hidrológico x vulnerabilidades, para determinar zonas críticas de risco, rotas de fuga e sistemas de alerta.
Resultados e Interpretações
As simulações resultaram em mapas de risco considerando diferentes gatilhos de rompimento das barragens (erosão interna – pipping e galgamento – overtopping), e cenários hidrológicos (dia ensolarado e dia chuvoso). O zoneamento de risco hidrodinâmica permitiu determinar sistemas de alerta para ZAS e ZSS, bem como rotas de fuga viáveis devido a velocidade de deslocamento da onda de rompimento.
As principais ações a serem tomadas para manutenção, observação e emergência foram consolidadas em relatórios técnicos (PAE) para cada uma das barragens, e apresentados em detalhes para os órgãos competentes (defesa civil municipal e estadual, secretaria de recursos hídricos e meio ambiente).
Todo a escopo foi realizado em conformidade com a Lei 12.334/2010 (Plano Nacional de Segurança de Barragens), Normativa ANA 236/2017 e Normativa ANA 121/2022.
Impacto e Aplicações
Com o PAE em mãos, o empreendedor desenvolveu uma série de ações de melhoria na segurança das estruturas, com impacto direto sobre a população. O atendimento a normas de segurança de barragens dá estabilidade e previsibilidade para as operações, estando em pleno acordo com as legislações existentes.
Este tipo de estudo é obrigatório e deve ser desenvolvido por todo empreendimento que possui barragens para abastecimento, irrigação ou contenção de águas da chuva.
Equipe e Parceiros
A equipe que desenvolveu foi formada pelos profissionais:
- José Rafael Cavalcanti
- Jaime Gomes
- Rodrigo Perdigão
- Erik Quedi
- Cledeilson Pereira
- Alisson Lima
- Gabriele Berwanger
- Lucas Rodrigues
Dados do Contrato
Ano: 2023
Contratante: Usina Coruripe
