Cases da EcoNumérica

Simulação matemática tridimensional hidrodinâmica e de qualidade da água – Lago Paranoá

Simulação matemática do Lago Paranoá para fins de gestão de recursos hídricos e planejamento de ações de recuperação ambiental

Desafio

A integração de processos físicos, químicos e biológicos e a gestão de recursos hídricos é um desafio pela sua complexidade técnica, uma vez que decisões de gestão e planejamento necessitam uma visão holística, de toda a bacia hidrográfica e seus usuários de água, enquanto os processos ocorrem de forma localizada nos corpos hídricos.

Abordagem técnica

A abordagem integrou a simulação de qualidade da água na bacia hidrográfica do Lago Paranoá, com a identificação e consideração de fontes de poluição pontuais e difusas. Estes dados foram dados como condições de contorno para as simulações tridimensionais do Lago Paranoá, considerando seus usos e características específicas.

Os modelos foram calibrados com base em dados monitorados nos rios (tributários) ao lago e no próprio lago. A simulação foi realizada com o modelo Delft3D.

As cargas difusas foram estimadas com base em coeficientes e delimitação de zonas de aglomeração sem cobertura da rede de esgotamento sanitário.

Resultados e Interpretações

Os resultados apontaram a relevância da poluição difusa para a representação das características do lago, indo de encontro aos cenários de planejamento de investimentos para recuperação do lago e manutenção dos múltiplos usos existentes.

Impacto e Aplicações

O trabalho demonstrou a aplicação prática de ferramentas computacionais na gestão de recursos hídricos, com a criação e simulação de cenários atuais e futuros que permitiram desenvolver planejamento de investimentos para recuperação ambiental do lago de forma assertiva.

Esta aplicação pode ser realizada em rios, lagos e reservatórios com problemas de qualidade da água, como a degradação da qualidade por lançamento de efluentes brutos ou tratados, eutrofização, presença de macrófitas e floração de algas.

Equipe e Parceiros

A equipe que desenvolveu o estudo foi formada pelos profissionais:

  1. José Rafael Cavalcanti

Dados do Contrato

Ano: 2019
Contratante: ADASA | Engeplus