Cases da EcoNumérica

Elaboração de PAE para 05 barragens de água em Coruripe AL

Elaboração de Plano de Ações de Emergência para 05 barragens de água no município de Coruripe, Alagoas.

Desafio

O cliente tinha planos de segurança e indicativos de Dano Potencial Associado, demonstrando a necessidade de elaboração de PAE para as barragens.

Abordagem técnica

Realizamos um estudo hidrológico da região, com a identificação, análise e processamento de dados de precipitação, curva-chave e vazão.

Os dados encontrados foram consistidos e utilizados para compreensão do hidrograma de cheias nos corpos hídricos onde as barragens estão localizadas, utilizando o software HEC-HMS.

As estruturas foram analisadas em detalhe, com base em suas características estruturais, dispositivos hidráulicos de emergência e sangria, bem como as cheias estimadas, para geração de hidrogramas de ruptura para diferentes cenários de rompimento e condições climáticas.

Os hidrogramas de ruptura foram então propagados para jusante com base no software HEC-RAS, versão bidimensional. O modelo foi previamente calibrado com cheias observadas no rio Coruripe.

Por fim, foi realizado um mapeamento de risco hidrológico x vulnerabilidades, para determinar zonas críticas de risco, rotas de fuga e sistemas de alerta.

Resultados e Interpretações

As simulações resultaram em mapas de risco considerando diferentes gatilhos de rompimento das barragens (erosão interna – pipping e galgamento – overtopping), e cenários hidrológicos (dia ensolarado e dia chuvoso). O zoneamento de risco hidrodinâmica permitiu determinar sistemas de alerta para ZAS e ZSS, bem como rotas de fuga viáveis devido a velocidade de deslocamento da onda de rompimento.

As principais ações a serem tomadas para manutenção, observação e emergência foram consolidadas em relatórios técnicos (PAE) para cada uma das barragens, e apresentados em detalhes para os órgãos competentes (defesa civil municipal e estadual, secretaria de recursos hídricos e meio ambiente).

Todo a escopo foi realizado em conformidade com a Lei 12.334/2010 (Plano Nacional de Segurança de Barragens), Normativa ANA 236/2017 e Normativa ANA 121/2022.

Impacto e Aplicações

Com o PAE em mãos, o empreendedor desenvolveu uma série de ações de melhoria na segurança das estruturas, com impacto direto sobre a população. O atendimento a normas de segurança de barragens dá estabilidade e previsibilidade para as operações, estando em pleno acordo com as legislações existentes.

Este tipo de estudo é obrigatório e deve ser desenvolvido por todo empreendimento que possui barragens para abastecimento, irrigação ou contenção de águas da chuva.

Equipe e Parceiros

A equipe que desenvolveu foi formada pelos profissionais:

  1. José Rafael Cavalcanti
  2. Jaime Gomes
  3. Rodrigo Perdigão
  4. Erik Quedi
  5. Cledeilson Pereira
  6. Alisson Lima
  7. Gabriele Berwanger
  8. Lucas Rodrigues

Dados do Contrato

Ano: 2023
Contratante: Usina Coruripe